Apae Nova Friburgo

Somos uma instituição de atendimento para pessoas com deficiências e suas famílias

ATENDIMENTOS NA ÁREA DE SAÚDE

  • Teste do pezinho

    Objetiva o rastreamento do metabolismo do bebê nos primeiros dias de vida, prevenindo a instalação de anomalias que, se não forem detectadas precocemente, acarretarão em deficiência metal (Hipotireoidismo e Fenilcetunúria), entre outras quatro patologias, como Fibrose Cística, Anemia Falciforme, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase. Enquanto aguarda para a coleta do material os bebês são encaminhados ao Teste da Orelhinha. Se necessário, os bebês são encaminhados para o programa Avaliação de Bebês de Alto Risco.


  • Teste da Orelhinha

    O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição e está previsto na lei nº 12.302/10. O exame é rápido, indolor e não tem contraindicação. Após a sua realização, é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.


    Recomenda-se que o teste seja feito nos primeiros dias de vida do bebê e no máximo, até 30 dias após o nascimento.


  • Teste da Linguinha

    Diagnostica a presença de língua presa, que pode comprometer as funções de sugar, mastigar, engolir e falar. O ideal é que o teste seja realizado nos primeiros dias de vida do bebê e no máximo, até 30 dias após o nascimento (Lei nº 13.002/14).


    Foi sancionada pela presidência da república e publicada no Diário Oficial da União, em edição especial de 23 de junho/2014, tornando obrigatória sua realização em recém-nascidos.


  • Avaliação de Bêbes

    O setor atende as crianças encaminhadas pelo médico responsável pelo teste do pezinho, Hospital Maternidade ou pediatra que acompanhe o bebê, quando detectado algum fator de risco, no período pré e pós-natal.


    O objetivo do setor é detectar possíveis problemas no bebê e intervir precocemente, avaliando, acompanhando, orientando os responsáveis ou encaminhando ao serviço necessário, os bebês que necessitem de uma maior atenção.


  • Grupos de Atendimento

    • GAMBE – GRUPO DE ACOMPANHAMENTO MÃE-BEBÊ

    O GAMBE tem como objetivo acompanhar a criança até três anos de idade de forma global, acompanhar sua evolução e estimulá-la nas etapas de desenvolvimento, quando detectado algum comprometimento em nível sensorial, emocional, motor e de linguagem. O programa também tem o objetivo de orientar a família, dando-lhes condições para continuar o trabalho de estimulação em casa até o surgimento de vaga para acompanhamento individual na instituição, visando à conscientização sobre a importância desta parceria para a criança.


    •  GATE- GRUPO DE ATENDIMENTO DE TRANSTORNOS ESPECÍFICOS

    O Grupo de Atendimento de Transtornos Específicos surgiu da necessidade de um trabalho específico com algumas crianças da Instituição que não se enquadravam em nenhum atendimento oferecido. Os profissionais que atuam neste programa possuem capacitação do MÉTODO ABA-TEACCH, o qual trabalha o espectro autista em uma nova visão, buscando


    • GOP – GRUPO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

    O GOP prepara adolescentes maiores de 14 anos, e jovens, portadores de deficiências para o mercado de trabalho, também orientando as famílias. Esse trabalho é realizado na perspectiva de auxiliar a inserir essa demanda no mercado de trabalho, garantindo a cidadania e fazendo cumprir a legislação em vigor.


    Sua periodicidade é de uma vez na semana e sua duração é de 1 hora. E atende adolescentes e jovens que possuam a intenção e possibilidade de ingressar no mercado de trabalho.


    •  GRUPO DE JOVENS

     O grupo existe devido à necessidade de intervir junto aos jovens com deficiência em questões ligadas a área de psicologia, enfatizando a importância do desenvolvimento emocional independente de patologias.


    Funciona como grupo de suporte, com os objetivos principais de reforço, reestruturação e elevação da autoestima, autoconfiança e conscientização maior dos indivíduos a respeito de suas possibilidades.


    • GIN- GRUPO INTERDISCIPLINAR DE NEUROLOGIA

    Possui a função de possibilitar aos atendidos (pacientes com idade maior de 10 anos) e seus familiares a manutenção dos objetivos alcançados em terapia, uma vez que estes não têm indicação de permanência em atendimento individual.


  • Pediatria

    O setor de Pediatria funciona duas vezes por semana, atendendo demanda específica da APAE.


    Realiza os atendimentos de rotina, reavalia os pacientes, encaminha para exames médicos específicos. Orienta as famílias e colhe o material para a realização do teste do pezinho.


  • Neuropediatria

    A Neuropediatra é a subespecialidade médica que avalia, detecta e trata as doenças e condições relacionadas ao sistema nervoso central e periférico de crianças e adolescentes.


    A neuropediatra atende semanalmente a demanda da instituição, diagnosticando, medicando, encaminhando para pesquisas genéticas e acompanhando o desenvolvimento do paciente, frente às suas necessidades neurológicas.


  • Audiologia

    O setor de Audiologia desta instituição realiza os exames conveniados com o SUS e também particulares.


    A audiometria é um exame que avalia a audição. É de realização especícifica do profissional de fonoaudiologia. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado da capacidade auditiva do paciente é descrita em um gráfico chamado audiograma.


  • Fonoaudiologia

    Apresenta como objetivo principal prevenir, diagnosticar, reabilitar e orientar quanto aos distúrbios da comunicação da criança como um todo, que envolve linguagem, funções orais e articulação da fala, de forma a contribuir com o seu desenvolvimento global. É também objetivo do setor de Fonoaudiologia da instituição a realização dos Testes da Linguinha e Orelhinha (vide Teste da Orelhinha e Teste da Linguinha).


  • Psicologia

    Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Apresentando como objetivos principais a promoção do bem-estar geral dos pacientes atendidos, avaliando o comportamento da criança e/ou adolescente, considerando em seu aspecto biopsicossocial, além de estimular suas potencialidades. Visa amenizar suas dificuldades fomentando a conquista ou o fortalecimento da independência, da segurança e da autoconfiança. A psicologia se preocupa também em promover situações que permitam trabalhar a socialização e cidadania das crianças e/ou adolescentes, visando à diminuição da institucionalização.


  • Fisioterapia

    Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Apresentando como objetivos principais a promoção do bem-estar geral dos pacientes atendidos, avaliando o comportamento da criança e/ou adolescente, considerando em seu aspecto biopsicossocial, além de estimular suas potencialidades. Visa amenizar suas dificuldades fomentando a conquista ou o fortalecimento da independência, da segurança e da autoconfiança. A psicologia se preocupa também em promover situações que permitam trabalhar a socialização e cidadania das crianças e/ou adolescentes, visando à diminuição da institucionalização.


  • Hidroterapia

    A hidroterapia é a forma de Fisioterapia aquática para exercícios terapêuticos. É realizada na piscina aquecida e coberta, com total orientação. Sua prática é uma das especificidades do profissional de fisioterapia.


    Tem como objetivo principal a criação de um mecanismo de tratamento para os pacientes portadores de deficiências, haja vista ser a água um elemento facilitador no aprendizado e na execução de movimentos, que para o paciente, são demasiadamente difíceis de executar fora da água. Entretanto, é importante enfatizar que o tratamento realizado na água deve ter continuidade em terra, ou seja, as crianças devem retornar ao seu programa terrestre (imediatamente, no mesmo dia, ou na mesma semana) para praticar os movimentos que se tornaram mais hábeis na água.


  • Terapia Ocupacional

    A Terapia Ocupacional visa oferecer funcionalidade aos membros nas alterações motoras, recuperação física e integração da família, atuando principalmente nas Atividades de Vida Diária (AVD’s) e Atividades de Vida Prática (AVP’s). O tratamento deve proporcionar a estimulação tátil, visual, auditiva, noção de esquema corporal, orientação espaço-temporal, ritmo, disciplina (limite/conduta), conscientização e memorização.


    O trabalho é desenvolvimento com pacientes que possuem deficiências mentais, físicas, visuais, distúrbios de comportamento e de aprendizagem.


  • Equoterapia

    Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança, controle da impulsividade e ansiedade, fortalece a autoestima e colabora para o desenvolvimento da atenção e desenvolvimento da organização do pensamento.


  • Psiquiatria

    Psiquiatria é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.


    A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins.


  • Recreação e Psicomotricidade

    A recreação se propõe como uma ação educativa na escola, ocupando de maneira sadia e orientada, oferecendo uma variedade de atividades: esportes, teatro, pesquisas, músicas, danças, jogos recreativos, brincadeiras, entre outras. A oficina visa oferecer as atividades espontâneas, prazerosas e criadoras.


    Também promove o desenvolvimento da percepção, da memorização, das estruturas rítmicas, do esquema e imagem corporal da tonicidade, sendo um apoio funcional e indispensável para a representação mental e física de um movimento e do aprendizado em geral. Por meio do brincar a criança cria consciência do corpo. O ser humano é lúdico, e o brincar colabora de forma harmoniosa com o surgimento das expressões psicomotoras.


  • Musicoterapia

    O musicoterapeuta que atua no ambiente educacional tem por objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais dos alunos, ampliando suas possibilidades de aprendizado. Nesse sentido, o processo musicoterapêutico poderá incidir sobre o desenvolvimento individual do aluno com vistas a também colaborar com os objetivos gerais da escola e da comunidade.


  • Odontologia

    O trabalho na área de odontologia inicia-se já com o recém-nascido que chega à Instituição através do Teste do Pezinho e da Avaliação de Bebês, além dos bebês encaminhados pelo serviço da rede de saúde pública ou particular. O objetivo é orientar o responsável sobre a importância da amamentação, alimentação, uso racional de açúcares e higiene da boca. Quando nasce o primeiro dentinho o responsável é orientado quanto ao tipo de escova e como escovar, mantendo sempre a dieta e limpeza adequada A cada seis meses o bebê passa por uma avaliação, e caso a criança permaneça na instituição é aplicado o selante, como medida preventiva de futuras cáries.


  • Ortopedia

    A ortopedia consiste na especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos. Dessa forma, a ortopedia é uma especialidade que trata de todo o corpo, uma vez que esses tecidos e estruturas o compõe por completo.
  • Nutrição

    O responsável por orientar as pessoas a manterem hábitos alimentares saudáveis. Preocupação com alimentação saudável e busca por maior qualidade de vida aumentaram oportunidades no mercado de trabalho para nutricionistas. É o profissional da saúde que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo humano. Ele preza pela qualidade da alimentação das pessoas, individualmente ou em grupo, indicando quais alimentos podem ser consumidos para garantir uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.

ATENDIMENTOS EM PSICOPEDAGOGIA E ÁREA DE EDUCAÇÃO

O Centro de Apoio Pedagógico (CAPE) tem como função desenvolver materiais didático pedagógicos adequados aos alunos deficientes e superdotados, assim como especificar condições de acesso, instalações, mobiliário e equipamentos específicos para os mesmos. O CAPE tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento acadêmico, garantir o alto nível de aprendizado e oferecer assistência individual aos estudantes e seus responsáveis..

  • Educação Infantil

    a) Programa de Educação Precoce ( Educação Essencial): Destinado á crianças de um e meio á três anos, com problemas evolutivos decorrentes de fatores: genéticos, orgânicos e/ou ambientais. Realiza-se por meio de atividades educacionais e psicopedagógicas em colaboração com a família. Tem por finalidade promover o desenvolvimento integral e o processo de aprendizagem da criança. Atualmente são atendidas 21 crianças, sendo acompanhandas e avaliadas parapossível inserção na escola regular , ou na escola especial da APAE.


    b) Pré- Escola: destinado á crianças na faixa etária de 3 a 6 anos, que visa proporcionar condições adequadas ao seu desenvolvimento nas dimensões física, emocional , cognitiva e social. Ao finalizar a educação pré-escolar poderá ser encaminhado para o ensino fundamental nas escolas regulares. Atualmente são atendidas12 crianças, em período integral.


  • Ensino Fundamental

    a) Anos iniciais: destinado á criançasna faixa etária de 6 anos a 14 anos  , que visa proporcionar o desenvolvimento do pensamento lógico, a linguagem oral, bem como estimular a sua participação crítica , contribuindo para o bom êxito da aprendizagem. Atualmente são atendidas 28 crianças, em período integral.


    b) Educação de Jovens e Adultos: destinado a jovens a partir dos 15 anos de idade, promovendo o ensino da leitura , da escrita e das estruturas lógicas matemáticas, tornando-se fundamental a manutenção e continuidade do processo cognitivo. Além disso visa propiciar o permanente desenvolvimento de aptidões e habilidades , através de um currículo funcional( com domínio de habilidades de vida diária e domínio laborativo). Atualmente são atendidos 15 alunos , em período integral.


  • Oficinas Pedagógicas

    Tem por objetivo desenvolver uma metodologia de trabalho em grupo, caracterizada pela construção coletiva de um saber, de análise da realidade, de confrontação e intercâmbio de experiências, em que o saber não se constitui apenas no resultado final do processo de aprendizagem, mas também no processo de construção do conhecimento.  Desenvolvida no período da tarde, trata-se de uma experiência de ensino e aprendizagem em que educadores e educandos constroem juntos o conhecimento num tempo-espaço para vivência, a reflexão, a conceitualização: como síntese do pensar, sentir e atuar. Também trata-se de um lugar para a participação, o aprendizado e a sistematização dos conhecimentos e  conteúdos, da escolarização, por meio de uma aprendizagem significativa e funcional para a vida do educando.


  • Casa Escola

    Trata-se de um local, onde serão trabalhadas as atividades da vida diária e atividades da vida prática. Tem como proposta incentivar o aluno a conquista de um determinado grau de autonomia em seu cotidiano, proporcionando o máximo de proveito de sua independência nas atividades consigo e com as pessoas que o cercam.


  • Atividade de desporto (Educação Física)

    O professor de educação física possibilita diversas vivências onde os movimentos ganham novos sentidos.  As atividades de educação física nesse momento , serão voltadas para o desporto, objetivando a participação em  olimpíadas das APAEs, além de incentivar a busca da saúde através das atividades físicas.


  • Recreação e Psicomotricidade

    A recreação se propõe como uma ação educativa na escola, ocupando de maneira sadia e orientada, oferecendo uma variedade de atividades: esportes, teatro, pesquisas, músicas, danças, jogos recreativos, brincadeiras, entre outras. A oficina visa oferecer as atividades espontâneas, prazerosas e criadoras.


    Também promove o desenvolvimento da percepção, da memorização, das estruturas rítmicas, do esquema e imagem corporal da tonicidade, sendo um apoio funcional e indispensável para a representação mental e física de um movimento e do aprendizado em geral. Por meio do brincar a criança cria consciência do corpo. O ser humano é lúdico, e o brincar colabora de forma harmoniosa com o surgimento das expressões psicomotoras.


  • Oficina de Capoeira

    As aulas de capoeira têm como objetivo oferecer aos alunos diversos benefícios advindos de sua prática, agregar valores como respeito, disciplina, cooperação. Benefícios físicos como melhora de coordenação motora, ritmo, força, flexibilidade, equilíbrio entre outros. E também usar a arte capoeira como ferramenta e inclusão social, assim valorizando cada indivíduo.


  • Oficina de Informática

    As aulas de informática têm como proposta oferecer aos alunos momentos de lazer e aprendizado através desta tecnologia, servindo com mais uma ferramenta para abordar e ampliar os conceitos pedagógicos trabalhados, desenvolvendo habilidade para o manuseio da máquina,sempre objetivando o melhor desenvolvimento do aluno.


  • Oficina de Comunicação Alternativa

    Destina-se a pessoas sem fala e sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e escrever. A comunicação alternativa pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.


  • Cozinha Experimental

    A cozinha experimental é um complemento às diversas áreas do conhecimento que são estimuladas e trabalhadas durante o ano, ou seja, ela não é um fim em si mesma. O professor consegue trabalhar a linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, assim como a matemática, e a orientação ao trabalho. As oficinas de Cozinha Experimental sempre estão relacionadas aos conteúdos desenvolvidos na turma, objetivando para que o aluno desenvolva habilidades relacionadas a autonomia para vida diária e prática.


  • Grupo de Convivência

    O Grupo de Convivência é um programa social que visa garantir integralmente o direito da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltiplas associadas à educação, ao esporte, à cultura e à convivência social.


    Tem como objetivo garantir integralmente o direito da pessoa com deficiência intelectual e ou múltiplas à educação, ao esporte, à cultura e à convivência social. Realizadas por uma equipe interdisciplinar, as atividades do Centro de Convivência serão fundamentadas nas habilidades adaptativas, identificando potencial, competência e necessidade de cada jovem, valorizando as experiências de todos (as) os(as) envolvidos(as).


  • Apoio Pedagógico

    O programa possibilita a ampliação do conhecimento no sentido de remediar os sintomas das dificuldades de aprendizagem, na compreensão da dialética de como o indivíduo percebe, organiza, discrimina, conceitua e constrói seus conceitos, possibilitando sua autonomia no contexto social em que atua.


    Tem como objetivo favorecer o significado do aprendizado; adaptar as atividades de acordo com a demanda; construir novas relações com os conteúdos; respeitar a autonomia e o tempo do indivíduo; investigar as causas do não aprender; desenvolver a criatividade; propor atividades específicas, de acordo com o nível de desenvolvimento de cada indivíduo.


  • Oficina de Arte e Artesanato

    Tem como objetivo desenvolver a competência estética e artística na área de arte (trabalhos manuais, artesanato, artes visuais). É a tendência atual para o ensino da disciplina, a ideia de considerar a relação da cultura com os conhecimentos do aluno e as produções artísticas.


  • Oficina de Dança

    A dança escolar tem como objetivo principal à formação dos sujeitos, propiciando o conhecimento sobre si, e sobre o outro. Estimula vivências da corporeidade, incentiva a expressividade dos indivíduos, possibilita a comunicação não verbal, proporciona a liberdade de criar, inventar e reinventar, fazendo uso da imaginação e dos diálogos corporais, (Barreto, 2004). Todo esse processo é mediado pelo professor que a partir destas propostas, em suas aulas cria condições para que a criança se movimente.


  • Centro de Formação Artística

    Tem como objetivo explorar o potencial artístico o dos alunos do Centro Educacional Rafael Mello Pacheco, utilizando a arte como instrumento de inclusão social. A proposta de trabalho é fazer com que os alunos sejam incluídos através das diferentes linguagens artísticas e nos variados meios artísticos: sejam em Festivais, apresentações ou exposições.


    Atualmente o trabalho é desenvolvido através do: Grupo Expressom, Grupo de dança folclórica. Grupo de violão, além de apresentações de danças e teatro.


  • Judô

    O judô chama a atenção dos pais e interessados, por ter uma história que ressalta muito a disciplina e higiene. É uma modalidade para todos, seja, o forte, o menos habilidoso, o deficiente, pois segundo o Estatuto da criança e adolescente o esporte é um direito de todos. O aluno que pratica judô aprende que se deve “ceder para vencer”, “ser perseverante”, “cair para se levantar”, entre outros preceitos aplicados na luta e na vida, abrangendo a todos que praticam.


ASSISTÊNCIA

  • Musicoterapia 

  • Ginástica laboral

  • Oficina de artes e artesanato 

  • Oficinas pedagógicas

  • Cozinha experimental 

  • Oficina padaria farinha do mesmo saco

  • Roda de conversa

  • Horta

  • Oficina de música

  • Atividade de desporto ( educação física)

  •  Oficina de dança

  • Oficina de informática

  • Atendimento em terapia ocupacional

CENTRO DIA ESPECIALIZADO

O Centro Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado de jovens e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. Busca-se evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento. A equipe do Centro-Dia compartilha, com os cuidadores das famílias, os cuidados necessários ao atendimento jovens e de pessoas com deficiência. Com o apoio encontrado no Centro Dia, torna-se mais fácil a inclusão e a participação social.

ESTATíSTICAS DE ATENDIMENTO

. Janeiro Fevereir0 Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

PEDIATRA

36

14

31

22

8

30

26

28

14

23

10

16

258

NEUROLOGISTA

29

12

21

43

20

21

16

28

30

38

24

26

308

IMPENDANCIOMETRIA

12

***

14

8

19

17

13

16

12

7

14

16

150

PSIQUIATRA (DANIEL)

23

19

24

25

25

21

11

22

19

20

21

11

241

AUDIOMETRIA

30

***

60

50

44

36

47

50

24

30

40

37

450

ODONTOLOGIA

33

38

45

17

36

39

31

19

11

60

68

40

437

NUTRICIONISTA

20

24

28

20

31

22

15

24

17

14

23

24

262

AVAL. BÊBES

38

50

64

50

63

53

46

60

46

60

64

66

660

PSICOMOTRICISTA

53

68

106

90

82

103

65

85

28

73

73

58

84

PSICOLOGIA

609

694

835

479

580

642

356

675

562

637

635

444

7148

FISIOTERAPIA

566

438

635

231

396

410

260

380

288

302

333

279

4518

PSICOPEDAGOGIA

130

224

259

203

248

239

125

247

194

188

192

146

2394

TER. OCUPACIONAL

54

100

142

90

136

133

115

120

91

39

88

94

1202

EQUOTERAPIA

39

36

16

24

37

30

13

22

14

9

22

14

276

FONOAUDIOLOGIA

627

764

912

472

568

601

343

572

453

393

581

479

6765

PEDAGOGO

136

217

255

184

193

227

116

235

185

183

171

128

2230

SER. SOCIAL APAE

126

110

105

70

97

30

63

50

88

91

53

26

909

TESTE ORELINHA

16

13

11

16

35

17

22

27

17

2

11

44

231

TESTE LINGUINHA

16

13

11

15

35

16

22

27

18

2

12

46

233

TESTE PEZINHO

139

101

108

108

125

142

128

114

99

114

113

124

1415

ORTOPEDIA

18

9

11

1

10

5

6

15

9

12

8

7

111

NEUROPEDIATRA

12

22

28

***

***

***

***

***

***

***

***

***

62

ESTATÍSTICA GERAL APAE 2023

TOTAL 2762 2965 3721 2218 2788 2834 1839 2820 2219 2297 2556 2125 31144

ESTATÍSTICA PARTICULAR 2023

ESTATÍSTICA CONVÊNIO 2023

TOTAL 260 42 552 643 655 875 948 934 1172 1059 1110 1184 9133
. Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

Pediatria

***

***

2

3

1

1

3

4

2

2

***

***

18

Neurologista

11

2

5

3

12

22

44

23

15

10

6

16

169

Psiquiatra

***

2

***

2

1

1

2

2

***

***

1

***

11

Nutricionista

***

***

***

***

***

4

2

7

2

***

***

***

15

Psicologia

85

***

231

191

188

255

270

310

379

378

342

383

2948

Fisioterapia

96

***

153

149

140

324

304

266

356

308

361

372

2829

Terapia Ocupacional

***

***

***

***

***

20

41

46

38

45

70

70

337

Fonoaudiologia

***

***

129

244

263

206

229

229

310

273

307

315

2261

Serviço social CER

67

34

28

40

41

25

48

38

59

37

18

16

451

Ortopedia

1

4

4

11

9

17

5

9

11

6

5

12

94

. Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total

Teste Orelhinha

11

2

7

6

4

1

4

15

4

1

10

4

69

Teste Linguinha

11

3

8

6

5

2

4

15

4

5

11

4

78

Audiometria

1

1

***

***

5

***

1

2

2

1

***

***

13

Impendânciometria

***

***

***

***

2

***

0

1

1

1

***

***

5

Neurologista

6

3

6

9

5

5

13

11

11

15

10

9

103

Plano Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total ano

Unimed

409

585

941

817

1011

953

731

790

788

722

768

609

9117

GS

340

488

693

597

690

629

592

595

511

487

465

365

6452

PMERJ

***

***

***

***

***

***

16

20

19

16

14

9

94

Total

749

1073

1034

1407

1701

1582

1339

1385

1299

1225

1247

983

15663

TOTAL 29 9 21 21 21 8 22 44 22 23 31 17 268

ESTATÍSTICA CER II 2023

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